ADMINISTRAR O TEMPO?

* Marcela Claro

O ser humano é pretensioso! Tenho ouvido muito, ultimamente, falar sobre administração do tempo, como se isso fosse possível!

Ledo engano! Nós sequer conseguimos compreender exatamente o significado do conceito “tempo”, imagine então administrá-lo. Até o séc. XX acreditávamos num conceito de tempo absoluto, depois com a descoberta da teoria da relatividade tudo mudou.

Hoje sabemos que o tempo é um conceito mais pessoal e que tem relação com o observador que o mede. Portanto, não existe uma única medida para o tempo. Mas, não se preocupe, não vou falar sobre física quântica, teoria da relatividade nem de novos conceitos trazidos por essas descobertas científicas.

Eu quero falar sobre o que nós podemos realmente administrar: nossas atividades e nossas ações. Talvez, essa seja a grande dificuldade de muitos profissionais hoje. Afinal, com tantas atividades para dar conta no dia a dia, a probabilidade de perder o foco é muito grande.

Estamos sendo continuamente estimulados a fazer coisas que nem sempre estão relacionadas com os nossos objetivos. Facebook, e-mails, televisão, chamadas telefônicas, mensagens de texto, whatsapp, conversas no cafezinho, solicitações inesperadas, entre outros, são exemplos de eventos que roubam o nosso foco. Já ouvi dizer que esses são os “ladrões de tempo”. Ora, o tempo continua o mesmo, ninguém consegue ficar com mais tempo por tirar do outro.

O que realmente acontece é que esses estímulos mudam a ordem dos acontecimentos, ou seja, alteram as ações que estavam programadas. Dessa forma, perde-se o foco e as tarefas e ações individuais que são realizadas passam a ser circunstanciais, pouco relacionadas com metas pré-fixadas. Isso, certamente, leva a um desvio da trilha a ser seguida e afasta você do alcance de seus objetivos.

Sou daquelas que acreditam que para tudo na vida existe uma solução, assim, quero oferecer a você uma forma simples e prática para administrar suas “atividades-chave”, toda e qualquer ação que leve você a alcançar seus objetivos.

Para isso, você precisará seguir quatro passos importantes:

1º passo: Defina o objetivo final a ser alcançado, o que implica também em fixar um prazo. Portanto, você terá que determinar um período de tempo para chegar lá. Escreva esse objetivo com a data de realização, num lugar visível. Isso ajudará a manter-se conectado permanentemente com o ponto de chegada e lhe dará força para continuar a caminhada, mesmo em momentos de dificuldades.

2º passo: Agora que o objetivo e a data de realização foram fixados, estabeleça os objetivos intermediários, que são todas as ações que precisará realizar para se aproximar gradativamente do seu objetivo final. É como desenhar o caminho que terá de percorrer até o ponto final. Para tal, pense em tudo minuciosamente e escreva cada um dos objetivos intermediários com sua data de conclusão e por prioridades. Esta fase é como fazer um mapa, desenhar o trilho de um trem que vai de uma cidade A para uma cidade B, calcular o tempo necessário para percorrer o caminho até o final e passar por cada estação no horário estipulado.

3º passo: Como dizia Steve Jobs “foco significa dizer não”.  Portanto, diga “não” à TV, ao Facebook, aos e-mails que não tem relação como o seus objetivos, à conversa estendida no café, ao convite de um amigo, etc, etc, etc. Disciplina é essencial para esta fase, não sinta culpa em dizer não, pense que você tem algo maior que o controla: o desejo de ter sucesso na sua empreitada.

4º passo: Divírta-se! Festeje cada alcance de objetivo intermediário. O prazer da realização precisa ser uma recompensa natural e muito maior que o prazer de ficar navegando na internet, no facebook ou jogando conversa fora. Claro, para que isso aconteça, você precisa amar o que está fazendo. Ter paixão pelo seu objetivo é o que vai ajudar você a ser disciplinado suficiente para dizer NÃO ao que distrai e priorizar as atividades-chaves que o levarão a alcançar suas metas e obter resultados extraordinários.

Agora que você sabe planejar suas atividades num determinado período de tempo com foco no seu objetivo, coloque em prática. Organize-se para obter os melhores resultados com prazer e alegria. Tudo o mais virá como consequência natural do seu esforço, excelência e determinação.

*MARCELA CLARO (marcelaclaro@alar.com.br) é Doutora e Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Master Coach Senior, atua com palestras e consultoria nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho e Gestão por Competências, onde utiliza métodos próprios e eficazes que despertam, envolvem e motivam mudanças nas pessoas e empresas em que atua. Marcela também é autora do livro “Os Segredos do Líder Coach Coach – Quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários”. www.marcelaclaro.com.br

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